A Fundação PLMJ propõe-se contribuir para a divulgação das artes plásticas em Portugal, protagonizando uma actividade regular na área do coleccionismo onde desenvolveu um acervo representativo da criação artística contemporânea. Nos seus núcleos, convivem nomes de artistas com um percurso confirmado e outros em início de carreira e, consequentemente, trabalhos de natureza vária, realizados em diversos suportes e alicerçados em múltiplas posturas processuais e estéticas. No âmbito da sua actividade, sob o lema Uma Sociedade de Advogados como Espaço de Cultura, a Fundação desenvolve projectos editoriais e programas expositivos próprios, com destaque para a divulgação de jovens artistas portugueses, e dos países lusófonos nos diversos sectores das artes plásticas – Pintura, Desenho, Escultura, Fotografia, Vídeo e Instalação.
A Fundação procura ainda apoiar e estabelecer parecerias, em projectos inovadores com entidades que se insiram nos seus objectivos programáticos.
O núcleo de Desenho procura apresentar uma visão selectiva de artistas da lusofonia, das últimas décadas, privilegiando embora a divulgação de jovens artistas emergentes. A Colecção conta actualmente com mais de mil obras de artistas dos diversos países de língua portuguesa, representativas das mais diversas escolas e tendências da arte contemporânea e da produção artística contemporânea, manifestadas nos últimos 20 anos.
A parceria com a Fundação PLMJ consubstancia-se numa exposição criada especificamente para a Feira pelo curador João Silvério e no Prémio Aquisição, concedido a um artista presente na Feira.
Foto: Carla Filipe. Um Mal Estar, 2005 (detalhe). Coleção Fundação PMLJ.