O artista português José Lourenço (Lisboa, 1975) é artista plástico, licenciado pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e especialista em técnica de animação stop motion. Lourenço trabalha um imaginário da arte pop contemporânea à qual acrescenta os seus próprios temas, nomeadamente a arquitetura, tema de eleição.
Das suas exposições individuais destacam-se “Habitat” na Galeria Siboney – Santander; “Conforme o dia” na Galeria Carlos Carvalho – Lisboa; “Anamorphosis” na Marilia Razuk Galeria – São Paulo e “Paisagens” no Pavilhão de Portugal – Lisboa. Está representado em coleções públicas e privadas, das quais se destacam: Museu de Arte Contemporânea Unión Fenosa (MACUF), Coleção Norte, Governo de Cantábria, Fundação D. Luís I, Fundação PLMJ, Fundação Pedro Barrié de la Maza, Conde de Fenosa, Museu de Belas Artes de Santander, Centro de Arte Manuel de Brito, entre outras.
“Habitat XV”, 2023, escolhida como a imagem da edição de 2024 da Drawing Room Lisboa, pertence a uma série de pinturas e desenhos que inventam situações domésticas cheias de alegria e bem-estar em que não falta a ironia. Imagens de coloridos brinquedos infantis e paisagens descontraída beleza tentam provocar surpresa, mistério e outras emoções, sempre com uma estética requintada e geométrica, onde a cor é protagonista e o ponto de vista surpreendente.