Ana Mata

GALERIA 111


Natureza (estudo) #2, 2023
Sanguínea e pedra negra sobre papel Arches
23 x 18 cm.

Ana Mata (Portugal, 1980), vive e trabalha em Lisboa e Proença-a-Nova. Doutorada em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa (e também licenciada e mestre da mesma instituição), leciona Pintura enquanto docente convidada desde 2010.
Expõe regularmente desde 2002, tendo realizado 7 exposições individuais no Módulo – Centro Difusor de Arte e colectivas, das quais se destacam, em 2010 a exposição Res Pública, 1910 e 2010 face a face. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa; Livros de Artista de Artistas Mulheres. Fundação Calouste Gulbenkian, em 2021; Não sei se lhe posso desejar um Feliz Ano. Obras da colecção Mário Teixeira da Silva, Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado, em 2022.
A sua obra integra colecções como a Colecção de Arte Contemporânea do Estado Português, Fundação Calouste Gulbenkian, o Fundo de Aquisições de Arte Contemporânea da Câmara de Lisboa, a Colecção Mário Teixeira da Silva, a Coleção Manuel de Brito, a Coleção de António Cachola, a Fundação Carmona e Costa, entre outras.