Cecília Costa

GALERIA PEDRO OLIVEIRA


Alchemizing the damage, 2023
Carvão, cinzas, grafite e acrílico sobre papel
56 x 76 cm.

Cecília Costa (1971, Caldas da Rainha, Portugal). Como artista multidisciplinar já apresentou objetos, instalação, som, imagens distorcidas móveis, materiais inesperados como gelo e hélio e diferentes tipos de ready-mades. Embora tenha explorado uma variedade de disciplinas artísticas, desenho e a escultura continua sendo media escolhida, e ambas alimentando-se uma da outra.
Os estudos de matemática enfatizaram o seu interesse em simetria, gravidade e no espaço dimensões. Somos seres simétricos submetidos à gravidade e que habitam fisicamente a terceira dimensão.
A barreira entre a segunda e a terceira dimensão causa-lhe uma inquietação de desejo de subversão. A imaterialidade da linha que dá corpo aos desenhos ganha por vezes propriedades de escultura, como peso, densidade e elasticidade.
Por um lado desenha como se fosse uma escultura, esculpindo e criando espaços reais com profundidade no plano ou submetendo o traçado às mesmas propriedades da matéria e por outro esculpe tentando misturar as propriedades da matéria além das conhecidas segunda e terceira dimensões.