JEAN DUBUFFET

Paysage avec 1 personnage D401, 1980. Indian ink on paper, 51 x 35 cm. Courtesy: Galerie Jeanne Bucher Jaeger, Paris /Lisbon

JEAN DUBUFFET

Le Havre, França, 1901 – Paris, França, 1985

Apresentedo pela GALERIE JEANNE BUCHER JAEGER

Jean Dubuffet chegou a Paris em 1919 para estudar na Académie Julian, mas foi apenas no início da década de 1930 que se dedicou exclusivamente à pintura. Em virtude da sua obra fascinante e invulgar, que inclui pintura, escultura e gravuras, Jean Dubuffet tornou-se num dos principais artistas da sua época. Executou imagens de um estilo bruto incisas em superfícies ásperas, espessadas com materiais naturais, e realizou esculturas em materiais indesejáveis. O aspecto inacabado das suas obras muitas vezes provocou intensas controvérsias, por exemplo, na sua primeira exposição em 1944 na Galeria René Drouin. Ao escrever vários textos sobre a Arte Bruta, Dubuffet tornou-se no principal representante do movimento.
A partir dos anos 1960, Jean Dubuffet levou as suas experiências ao campo da arquitectura ambiental e das composições musicais. Em 1967, Dubuffet fez uma importante doação de 180 obras ao Musée des Arts Décoratifs de Paris. Nos últimos anos de vida criou grandes esculturas em fibra de vidro para o espaço público. Jean Dubuffet morreu a 12 de maio de 1985 em Paris após ter fundado a Fundação Dubuffet.