JOÃO FELINO

Guerra a EE.UU., da série de pinturas de jornais, 2001. Desenho preliminar; acrílico em papel impresso, 39,5 x 40 cm. (dimensões de acordo com o formato do jornal). Cortesia: Rosalux –The Berlin Based Art Office, Berlin

JOÃO FELINO

Castelo Branco, Portugal, 1962

Apresentado por ROSALUX – THE BERLIN-BASED ART OFFICE

Os trabalhos sobre papel agora apresentados na Drawing Room, sob a forma de um dispositivo Atlas, são integralmente parte um projecto em curso ao longo do tempo, newspaper paintings’ desenhos preliminares, que dissolvem todas as categorizações, quer entre o desenho e a pintura, mas também da fotografia, por meio de uma apropriação enquadrada por um fundo textual específico ou uma “paisagem” de linguagem escrita atomizada. Pretende assim examinar os modos como os artistas a trabalhar com a fotografia na contemporaneidade respondem a questões relativas aos processos fotográficos e às especificidades do meio, ainda que com recurso a outros meios, desde a sua produção e realização, até à sua recepção e ao seu consumo.
Reflexão, que assim é proposta ao receptor não no sentido da análise dos seus valores de interpretação, mas do contrato estabelecido e necessariamente subjacente a qualquer um dos trabalhos e das relações que se estabelecem entre eles, que informa uma efectiva experiência da obra de arte.