Luís Brilhante

Portugal, 1968

GALERIA MONUMENTAL

O corpo de trabalho aqui apresentado por Luís Brilhante dispõe-se de forma descontinuada — são desenhos e pintura que subsistem pela sua narrativa plástica individual. A temática, se se pode aplicar este termo, espraia-se por formatos que variam entre o rectangular e o quadro e acolhem uma vastíssima gama cromática, pela via do gesto/ caligrafias e também por um constante acontecer de acidentes que, ora são mostrados, ora cobertos por outras tantas cores e acontecimentos.
Formação em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes do Porto e Faculdade de Belas-Artes de Lisboa. Desenvolve actividades como artista plástico e professor do Ensino Básico e Secundário nas áreas das artes visuais e multimédia. Reparte a sua actividade como artista plástico entre Lisboa e Ponta Delgada.
Expõe individualmente desde 2000 e regularmente na Galeria Monumental desde 2006, fazendo parte dos artistas apresentados pela Galeria em várias edições da Feira de Arte de Lisboa e na exposição colectiva na Galeria Apteka Sztuki, Varsóvia, em 2019.
Tem estado representado em diversas feiras de arte internacionais: ARCO Madrid; Contemporary Art Fair, Toronto; Art Brussels; Artíssima, Itália; Artfair Miami Beach; ArtFair, Colónia, etc.
O artista está representado em diversas colecções privadas, em Portugal e no estrangeiro, e em colecções públicas e institucionais, como Fundação PLMJ, Fundação Carmona e Costa, Centro Cultural da Caloura, Câmara Municipal de Ponta Delgada e Presidência do Governo Regional dos Açores.