Manuel San-Payo

GALERIA MONUMENTAL

A exposição Caminho da Montanha, Caminho do Deserto de Manuel San-Payo reúne desenhos e pinturas de um período que vai de 2019 a 2023, fortemente marcado por uma reflexão em torno do elemento mineral, na sua relação com o tempo, com o humano e com a natureza do desenho e do trabalho artístico.
Se toda a obra de Manuel San-Payo é essencialmente devedora do desenho na sua evidente componente gráfica, mantendo desde há décadas uma disciplinada prática diária de desenho de observação do quotidiano, é certo que mesmo a dominante abstracta da sua obra mantém um conflito latente com a figura e a figuração aparente, ancorada na pedra. Momento de um ciclo essencial, intemporal, a pedra é lugar/suporte existencial, mas também registo estratigráfico em que a escala temporal do humano e do universal se dissolvem.
Manuel San-Payo (Lisboa, 1958) é licenciado em pintura na ESBAL e Doutorado em Desenho pela FBAUL. Frequentou a Academia Internacional de Arte de Salzburg (Áustria), onde trabalhou com Mario Merz e estudou desenho e pintura de modelo natural com Georg Eisler. Fez um curso de especialização em gravura/litografia artística com o mestre Dževad Hoso em Sarajevo. É professor de Desenho na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa. Expõe regularmente desde 1981 e está representado em colecções públicas e privadas, em Portugal e no estrangeiro. É membro fundador e curador da Galeria Monumental, em Lisboa.

Sem titulo, 2023
Pastel e carvao s/papel. 32 x23 cm.