PEDRO TUDELA

s_GS_02, 2018. Grafite, tinta, verniz, objetos vários em madeira, vidro, ferro, borracha, barro, Dimensões variáveis. Courtesy: Kubikgallery

PEDRO TUDELA

Viseu, Portugal (1962)

KUBIKGALLERY

Pedro Tudela vive e trabalha no Porto. Em 1987, conclui a licenciatura em Pintura pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto (ESBAP), como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Em 2003, presta provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto onde conclui o Doutoramento em Arte e Design em 2011. É Professor Assistente na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto desde 1999. Recebeu vários prémios de pintura e desenho e está representado em museus e colecções particulares dentro e fora do País.

“O som como matéria plástica. A indistinção entre música, ruído e som. A contaminação entre os trabalhos. A relação com os processos, com os acontecimentos que decorrem nos espaços. A espacialização do som. Entrar no universo de Pedro Tudela (Viseu, 1962) é estabelecer uma relação com estas realidades ou condições. Mesmo tratando-se de um artista que não obedece apenas a um suporte (pinta, fotografa), continua a encontrar no som a matéria eleita, a ferramenta privilegiada de um trabalho iniciado nos anos 90.”

Texto de José Marmeleira.