Susanna Inglada

GALERIE MAURITS VAN DE LAAR


Los Corradores, 2024
Carvão, acrílico, pastel sobre papel colorido
193 x 140 cm.

Susanna Inglada (Espanha, 1983) é conhecida pelos seus trabalhos de colagem em papel de pessoas envolvidas numa interação intensa, às vezes até violenta, entre si. Ela frequentemente cria instalações nas quais expande a bidimensionalidade de seus desenhos para o espaço.
Ela utiliza essas figuras altamente expressivas e dramáticas para analisar os mecanismos de poder na sociedade. Em particular, ela investiga a desigualdade social, o papel das mulheres e como elas são retratadas na história da arte. Em 2020 fez uma residência na Accademia di Spagna, em Roma, para estudar como as mulheres são retratadas por artistas masculinos na arte barroca. Mais recentemente, também se concentra em temas sobre o género e a maternidade.
Antes de iniciar a sua formação em artes visuais, Susanna Inglada estudou teatro durante dois anos em La Casona, em Barcelona, o que explica o elemento dramático do seu trabalho. Nas suas instalações ela expande os seus desenhos para o tridimensional, colocando figuras e adereços numa espécie de palco. O visitante pode entrar na instalação e é assim confrontado de perto com as emoções dos personagens. O engajamento social é um fator constante que dá relevância e significado ao seu trabalho no nosso presente complicado e muitas vezes confuso.
Susanna Inglada também experimenta disciplinas fora do desenho, neste momento está a concluir uma nova animação, sobre Suzanna e os Anciãos para o Museu Gouda NL.
Em 2021 estudou cerâmica na EKWC Oisterwijk NL e em 2022 fez um workshop têxtil na Lotto Zero em Prato, Itália. Susanna Inglada nasceu em Banyeres del Penedes e vive e trabalha em Amsterdão. A Galerie Maurits van de Laar representa Susanna Inglada desde 2018.