Os irmãos Santos e Rodrigo Mabunda (nascidos em Maputo, Moçambique, em 1982 e 1985, respectivamente) mostram as suas coincidências criativas no Espaço Projeto 1 apresentado por Art Dispersion, num projecto site-specific para a Drawing Room Lisboa. Ambos os artistas têm uma prática de desenho que consiste em unir figuras, objectos e símbolos sem solução de continuidade para constituir imagens caracterizadas pela fluidez e espacialidade sobre os diversos suportes encontrados.

Santos Mabunda

É formado em Têxteis pela Escola Nacional de Artes Visuais e em Electricidade Industrial pelo Centro de Formação Metalomecânica (2001). Expõe desde 2005, tendo realizado exposições individuais e participado em inúmeras exposições coletivas em Moçambique, das quais se destaca “Os Mabundas”, com os irmãos, os artistas Rodrigo e Gonçalo Mabunda, no Instituto Camões – Centro Cultural Português em Maputo.

Rodrigo Mabunda

Oriundo de uma família de artistas, Rodrigo Mabunda revelou o seu interesse e aptidão pelo desenho, muito antes de este se tornar a sua atividade principal. Autodidata, deixou-se guiar pelos materiais à sua volta e ao seu dispor, com muita frequência embalagens de cartão, permitindo que as suas estruturas guiassem os seus gestos e as formas  que deles resultam, traçadas muitas vezes a esferográfica. A sua trajetória artística tem passado por Moçambique, Lisboa, Tóquio, ou Itália, onde participou em exposições, feiras e residências artísticas.