Drawing is a verb.
Desenho é um verbo.

Tomando como ponto de partida o desígnio de Richard Serra, o programa Millennium Art Talks, concebido para a quinta edição da Drawing Room Lisboa, tem como protagonista o acto da conversa com foco no desenho: suas práticas e explorações, diálogos entre agentes e disciplinas, curadorias e coleções, instituições e artistas trocam ideias, desenham espaços de conversa.

Curadoria de Maria do Mar Fazenda, em memória de Lourdes Castro (1930—2022) e de Paula Rego (1935—2022) e dos seus desenhos que (nos) ficam.

PROGRAMA

Quarta-feira
26 de outubro

19:00h

As muitas vidas do Desenho. Exemplos a partir de uma exposição na Galeria Millennium bcp, no MNAC

Emília Ferreira (diretora do Museu Nacional de Arte Contemporânea) em conversa com Ema M e Júlia Lema Barros (artistas participantes na exposição “A Outra Vida dos Animais” apresentada na Galeria Millennium bcp, no MNAC).

Quinta-feira
27 de outubro

19:00h

O exercício experimental do desenho

Uma conversa moderada por Pedro Calhau (artista e professor de desenho e pintura no ar.co – Centro de Arte e Comunicação Visual) com António Bolota, Marco Franco, Maria Ana Vasco Costa e Vera Mota (artistas participantes na Drawing Room Lisboa 2022).

Sexta-feira
28 de outubro

19:00h

A presença do desenho na actividade da Fundação Carmona e Costa

Uma conversa com Francisca Carvalho (artista e bolseira Fundação Carmona e Costa/Fulbright 2014-2016), Nuno Faria (curador) e Rui Sanches (artista).

Sábado
29 de outubro

16:00h

Apresentação do projecto editorial “Conversas em torno do desenho”

Cristina Robalo (artista e autora da coleção “Conversas em torno do desenho”) à conversa com José Luís Porfírio (crítico de arte).