PRÉMIO DESENHO FLAD / DRAWING ROOM

Este novo prémio anual, no valor de 20.000 €, tem como objectivo apoiar a criação e os artistas, reconhecendo o talento artístico em Portugal. A área de produção artística escolhida foi o desenho, pela sua importante representação na Colecção de Arte Contemporânea da FLAD e por constituir uma expressão artística de relação muito íntima com o criador de arte.

Os artistas portugueses que desenvolvem o seu trabalho na área do desenho aderiram em grande número a esta iniciativa, que recebeu mais de 300 candidaturas, naquela que é ainda a primeira edição deste prémio.

Já estão escolhidos os 10 finalistas da 1.ª edição do Prémio FLAD de Desenho, cujo trabalho vai estar em exposição na 4ª edição da Drawing Room Lisboa. São eles: Adriana Molder, AnaMary Bilbao, Gonçalo Pena, Mattia Denisse, Musa Paradisíaca, Pedro Henriques, Pedro Tropa, Pedro Tudela, Sara Chang Yan e Sara Bichão.

PRÉMIOS FUNDAÇÃO MILLENNIUM BCP

A Fundação Millennium bcp confirma, pelo quarto ano consecutivo, o seu interesse em apoiar a criação artística portuguesa através da parceria com a Drawing Room Lisboa – Feira de Arte Contemporânea especializada em Desenho.

Na quarta edição da Feira, a Fundação Millennium bcp apoia directamente os actores da criação, divulgação e comercialização de arte com importantes prémios.

III Prémio Aquisição Fundação Millennium bcp – Talento Emergente

A obra vencedora, de autor com menos de 35 anos, passa a fazer parte do acervo da Fundação Millennium bcp. Dotado de 1.500 euros.

II Prémio Projecto Artístico Destacado

Atribuído a um artista da Drawing Room Lisboa 2021, considerando os critérios de relevância artística da obra apresentada na Feira, bem como o percurso de dedicação e entrega ao trabalho artístico. Dotado de 1.500 euros

II Prémio Projecto Curatorial Galeria

Atribuído à proposta de presença curada de uma galeria participante na Drawing Room Lisboa 2021 tendo em apreciação a criatividade e o risco colocados na concepção do stand. Dotado de 1.000 euros.

IV PRÉMIO NOVO TALENTO DESENHO – DRAWING ROOM LISBOA & VIARCO

O Prémio Novo Talento Desenho – Drawing Room Lisboa & Viarco visa oferecer a um artista Drawing Room Lisboa em início de carreira a oportunidade de realizar uma residência artística na Fábrica de Lápis Portuguesa, complementada com estadia na Oliva Creative Factory.

Durante a residência na Viarco, o jovem criador terá a oportunidade de trabalhar em liberdade criativa, inspirando-se nas experiências, materiais e reflexões do espaço de trabalho que o envolve para dar largas ao acto de desenhar.

O prémio Viarco inclui ainda a oferta de um kit de material específico de desenho, dando assim ao jovem criador as ferramentas e matéria bruta para o desenvolvimento do seu projecto criativo.