Este ano apresentamos uma nova secção imaterial da feira Drawing Room Lisboa: Escutar o Desenho. Esta nova secção prende-se com os cruzamento de disciplinas artísticas, unindo a curadoria do som às artes visuais. Esta iniciativa pretende identificar um artista musical que possa oferecer uma proposta de “banda sonora” para as obras expostas, que fica disponível para os visitantes e que permite novas leituras e formas de apreciar as obras patentes na feira.
Elegemos Rodrigo Leão (o músico desenha regularmente e já usou vários desenhos da sua autoria para ilustrar novos discos) para esta nova proposta. Além deste questionamento de “a que soa o desenho” e oferecer outras camadas aos visitantes, permite-nos também contar com uma breve actuação ao vivo na inauguração da Drawing Room Lisboa.
Rodrigo Leão e os seus filhos, António, Rosa e Sofia (jovens músicos) partilharão connosco um diálogo instrumental de 2 pianos acústicos, onde se misturam sons, conversas e gerações, tal como a Drawing Room Lisboa tem tentado fazer com os seus públicos.
Músico de incontestável reconhecimento e mérito, Rodrigo Leão, tem uma longa carreira, mas sempre disponível para experimentar novos formatos e dar espaço a novos talentos jovens.
Esta iniciativa, é fruto de uma sólida e consistente parceria com a Fundação Millennium bcp, que desde a primeira edição, tem desenvolvido com a equipa da Drawing Room Lisboa, novas formas de ampliar este momento dedicado ao desenho contemporâneo, em inúmeras iniciativas de que são exemplo, as Millennium Art Talks, os Prémios Fundação Millennium bcp na Drawing Room Lisboa e agora como mecenas desta experiência de escutar o desenho.