Paula Sousa Cardoso
Portugal, 1975
2003, Mestrado em Pintura, Faculdade de Belas Artes, Lisboa. 1999, Licenciatura em Pintura, Faculdade de Belas Artes, Lisboa.
“Fake landscapes” é uma série de desenhos que representa aquilo que é, na verdade, uma das funções do desenho, da arte em geral: a possibilidade de construir aquilo que não existe.
As imagens apresentadas resultam da combinação entre elementos (descontextualizados) de natureza arquitectónica e elementos de natureza orgânica. Portanto, uma fusão entre Cultura e Natureza que nos é apresentada como imagens verdadeiras, mas que se tratam de imagens (falsas) construídas. Estas composições, coerentes ao olhar, que reúnem imagens compiladas entre fotografias minhas, imagens de internet, edifícios arquitectónicos clássicos, entre outras, oferecem ao espetador uma realidade conformadora e confortável, tal como a realidade em que vivemos. Até que ponto é real aquilo que experienciamos? Até que ponto somos reais quando tudo à nossa volta nos é representado (no sentido de “voltar a ser apresentado”)?